Marcadores: , ,

O cerquilhense Rafael Tufa, foi contratado pelo Atlético Sorocaba.

Rafael Tufa (cinza) pelo Atlético Sorocaba, jogo-treino contra o Criciuma, no último dia 11/07, 0 x 0. (Foto: Reprodução / facebook)

Por Rodrigo Becker



O cerquilhense Rafael Tufa, volante 22 anos, no último mês de junho, foi contratado pelo Atlético Sorocaba, para a disputa da Copa Paulista 2014 e o Campeonato Paulista Série A2 2015.

O cerquilhense, fez sua estréia oficial pelo Atlético Sorocaba, ontem (20/07), pela primeira rodada da Copa Paulista 2014. A partida foi em Sorocaba (SP), e o jogo terminou em 1 a 1.

Rafael Tufa, filho dos proprietários da loja Magu House, loja de tradição na cidade de Cerquilho, começou cedo no futebol, com 4 anos, começou a dar seus primeiros chutes na bola, na antiga Escolinha da Pirelli.

Com 12 anos, teve sua primeira experiência em uma categoria de base profissional, no Rio Branco de Americana.

Tufa é mais um cerquilhense, que não mediu esforços e correu atrás do seu sonho, com o apoio da família. Hoje ele é um jogador profissional, que brilha nos gramados do futebol brasileiro.

A seguir, uma entrevista com Rafael Tufa, onde ele fala sobre sua trajetória no futebol. Confira também os vídeos com gols dele, nas equipes profissionais por onde passou.

Blog -  Que idade você começou a jogar nas escolinhas em Cerquilho? Quais escolinhas e técnicos?
Rafael Tufa - Com 4 ou 5 anos eu já treinava na Pirelli, eu era o mais novo de lá. Na época era o Katito, depois o Fabricio. Anos depois acabaram os treinos na Pirelli, e eu fui pro São José e o treinador era o Toninho Oliveira e o Agnaldo (Neguinho), mas sempre jogava pela prefeitura com o Anésio, Vinício e também com o Ralf.

Blog - Que idade você teve sua primeira experiência na base de time profissional? Qual o time?
Rafael Tufa - Com 12 anos se não estou enganado eu ia pra Americana, jogar pelo Rio Branco nas categorias de base, com 15 anos, me federei pela primeira vez pelo Rio Claro, onde disputei os primeiros campeonatos oficiais de categoria de base, permaneci até os 18 anos, em Rio Claro e joguei minha primeira Copa São Paulo de juniores e então fui pro Santos.

Blog -  Você se profissionalizou em qual time?
Rafael Tufa - Meu primeiro contrato profissional foi com o Santos F. C.
Rafael Tufa (vermelho), treinando pelo Santos F.C. 2011 (Foto: Reprodução / facebook)

Blog - Em 2010 e 2011, você jogou no Santos F.C. Como foi sua experiência na base do Peixe?
Rafael Tufa - Um aprendizado muito grande, foi uma mudança radical na minha vida, sai de um clube pequeno do interior para um dos clubes com maior tradição em revelar jogadores, no começo sem dúvida fiquei assustado hehehe, mas com tempo fiquei mais a vontade e o que eu realmente aprendi, é que um jogador tem que ser um atleta, se cuidar fora de campo, porque se você não for disciplinado fica realmente difícil. Trabalhei com grandes profissionais, e sai de lá com certeza mais maduro do que cheguei.

Blog - Jogando no Santos F.C, por que aceitou a proposta do Rio Claro e se transferiu para o time do interior paulista?
Rafael Tufa - Na verdade meu contrato acabou, e devido a dificuldade de ter uma chance na equipe profissional, voltei para o Rio Claro, onde já tinha feito um bom trabalho e acreditei que teria mais chances de aparecer.

Blog - Como foi sua experiência, jogar no Rio Claro F.C, em 2012?
Rafael Tufa - Rio Claro - 2012
Rafael Tufa - Foi outro aprendizado, a transição de uma equipe de base para o profissional é muito complicado. Muitos acabam parando aí, mas pra mim foi bom, o treinador da época era o mesmo que tinha me treinado no sub 17 em 2009, Paulinho Mclaren que me ajudou muito sempre me dando bons conselhos.

Blog - Em 2012 no Rio Claro, você foi contratado pelo Primavera de Indaiatuba, onde ficou até o 2º semestre de 2013, conte um pouco sua experiência no Primavera.
Rafael Tufa - Na verdade devido a falta de campeonatos para o Rio Claro, eu fui emprestado para o Primavera, e foi a hora de eu por em prática tudo o que vinha aprendendo esse tempo todo. No Primavera joguei todos os jogos da competição e foi muito bom.

Rafael Tufa atuando pelo Primavera de Indaiatuba 2013.

Blog - No 2º semestre de 2013, você foi contratado pelo Naviraiense do Mato Grosso do Sul, onde disputou o Campeonato Sul-Mato-grossense e a Copa do Brasil 2014. Como foi jogar no Naviraiense, e pela 1ª vez, jogando fora do futebol paulista?
Rafael Tufa - Um grande passo, um campeonato estadual de primeira divisão onde chegamos a semifinal, fizemos um grande campeonato e graças a Deus eu disputei todos os jogos, fiz um belo campeonato. Pela primeira vez em outro estado, foi um amadurecimento tanto pessoal, quanto profissional, a Copa do Brasil é um campeonato a nível nacional, infelizmente não tivemos um bom resultado, mas foi uma experiencia muito boa por ser a primeira vez.

           No vídeo abaixo, gols do volante Rafael Tufa, pelo Naviraiense.



Blog - No último mês de junho, você foi contratado pelo Atlético Sorocaba, para disputar a Copa Paulista. Como surgiu o convite para jogar no Atlético Sorocaba?
Rafael Tufa - Sim, graças a Deus a oportunidade surgiu porque o Diretor do clube (Benedito Sampaio) e o treinador (José Luis Drey) já me conheciam, e quando fizeram o convite eu aceitei convicto pela estrutura do clube, e também pela confiança deles em meu trabalho.

Blog - Seu contrato com o Atlético Sorocaba vai até o final de maio de 2015? Você joga o próximo Paulista Série A2 2015, pelo Atlético?
Rafael Tufa - Meu contrato vai até dia 31 de maio 2015, mas no momento, o foco é total na Copa Paulista. Meu intuito é permanecer até maio e jogar a A2. 

Blog - O Atlético Sorocaba contratou 17 jogadores para a disputa da Copa Paulista, um time completamente diferente que disputou o Paulistão 2014. Qual sua expectativa junto ao Atlético para a Copa Paulista?
Rafael Tufa - Ainda está cedo pra falar da Copa Paulista, porque ainda não começou a competição, mas com base nos treinos e na evolução da equipe a expectativa é de um bom campeonato, passo a passo quem sabe conquistamos uma vaga para a Copa do Brasil.


Blog - Você jogou no futebol paulista e no futebol Sul-Mato-grossense, o futebol, a torcida, o campeonato, tem muita diferença de um estado para o outro?
Rafael Tufa - São Paulo sem dúvida é o principal centro do futebol brasileiro, e o futebol é muito mais estruturado em todos os aspectos, mas a equipe que joguei no Mato Grosso do Sul, é conhecida pela sua torcida e foi realmente gratificante jogar todos os jogos em casa com a torcida nos apoiando.

Rafael Tufa atuando pelo Naviraiense do Mato Grosso do Sul - 2014

Blog - Você tem planos de jogar fora do Brasil? Qual país?
Rafael Tufa - É um sonho, eu admiro muito o campeonato Inglês, que é um dos mais complicado para jogadores estrangeiros hahaha, mas isso depende muito do meu desempenho e das oportunidades, não é algo que fico planejando.

Blog - Quantos gols você marcou como profissional?
Rafael Tufa - Devido a posição defensiva tenho 7 gols oficiais.
(Tufa joga na posição de volante.)

                 No vídeo abaixo, gols e jogadas do volante Rafael Tufa.


Blog - Cerquilho tem jogadores na base de times profissionais. E em outras modalidades esportivas, Cerquilho tem muitos atletas que se destacam, e sonham em ser profissionais.
Você que é um jogador profissional, deixe uma mensagem para os futuros atletas de Cerquilho, e de outras cidades em geral, que sonham em ser profissionais no esporte.
Rafael Tufa - Sim, Cerquilho sempre teve bons jogadores, pelo menos no futebol, que eu acompanho. A mensagem que eu deixo é pela dedicação, treinar intensamente, porque muitos acham que o treino não importa, mas os grandes atletas de hoje provam a necessidade de se cuidar. Se você deseja ser bem sucedido você tem que abrir mão de muitas coisas, mas se é um sonho vale a pena.


Curta a Fan page do Blog, e fique atualizado com as notícias dos esportes de Cerquilho. 
                      https://www.facebook.com/blogcerquilhoesportes