Marcadores: ,

Claudio Taborda, piloto de Cerquilho, segue acelerando nas pistas de automobilismo.

Claudio Taborda com seu atual carro na Race Cup
Foto: Everton Eifert
 

Por Rodrigo Becker

 

Ele já corre nas pistas de automobilismo, desde os 9 anos, quando começou a pilotar Kart.

Hoje, com 39 anos, o cerquilhense Claudio Taborda, está competindo na Race Cup - Categoria Turismo Nacional. Categoria composta por carros de passeio adaptados para competição (Embora as tabelas dos campeonatos sejam independentes, entre Race Cup e a Turismo Nacional).

Claudio, é paulistano de nascimento, mas mora em Cerquilho desde os quatro anos. Advogado, formado pela Faculdade de Direito de Itu, com pós-graduação em Planejamento e Gestão de Trânsito. Tem nas veias o dom de pilotar carros de corridas.

Claudio Taborda - 1º lugar em Interlagos 2021
Foto: @Eves_foto


Em novembro de 2019, Claudio Taborda, começou a ter experiência nas pistas, na categoria Fórmula Inter, onde teve a oportunidade de fazer diversos testes e uma corrida emocionante ao extremo, terminando em 4º lugar a menos de 1 segundo do 3º colocado. Fazendo uma baita estreia.


Em maio deste ano, Claudio Taborda brilhou em Interlagos, conquistando sua primeira vitória na categoria Race Cup.

Em entrevista para o site Cerquilho Esportes, Claudio Taborda, fala sobre seus planos nas pistas de corridas de automobilismo.

Com o início da pandemia em março 2020, como está sendo para você nas pistas de corrida?

Claudio - Eu havia acabado de assinar contrato para uma temporada inteira junto à Fórmula Inter e a pandemia estourou. De lá para cá tem sido bem difícil. Perdi praticamente todos os meus patrocinadores e não consegui reativá-los.

Tenho contado com o apoio da Viação Calvip (empresa que acredita nesse meu projeto desde o primeiro teste) e que é o que me permite estar nas pistas praticamente a cada três meses. Ainda assim, tenho carregado comigo as marcas das empresas que me apoiaram desde o início, pois entendo que o momento delicado acabou as obrigando a mudar o direcionamento dos recursos.

Claudio com seu filho - Pódio em Interlagos
Foto:@Kairelphoto


Em maio deste ano, você disputou uma corrida? Na verdade duas corridas no mesmo dia. Um resumo e classificação final de cada corrida?

Claudio - Sim, é verdade. Foram duas corridas no mesmo dia. Foi meu primeiro contato com essa categoria, primeira competição minha com carros de tração dianteira e pneus radiais. Além disso, também foi minha primeira disputa oficial na chuva.

Na sexta conheci o carro e fiz os treinos livres. De noite, no hotel, fiquei estudando meus dados do dia para entender como poderia ser mais rápido em cada trecho da pista.

No sábado fiz uma classificação no comecinho da manhã (com pista seca) ficando na pole até os últimos 2 minutos de treino, quando fui superado por dois oponentes e fechei a classificação em terceiro lugar para o grid da primeira corrida.

Na primeira corrida, sob chuva muito intensa e visibilidade completamente comprometida nos momentos em que havia algum carro à frente, conquistei o terceiro lugar. Na segunda, já sem muita chuva, mas com a pista ainda muito molhada e lisa, veio minha primeira vitória na categoria e em Interlagos, com 0, 062 segundos (ou sessenta e dois milésimos de segundos) de vantagem para o segundo colocado. Um momento memorável para mim e com o qual ainda sonho as vezes. Pretendo repeti-lo em breve. (detalhe que quase a perdi na última curva, quando o carro derrapou na entrada da reta, ficando de lado na pista. Ali, sempre digo que foi Deus quem trouxe o carro de volta)

Em julho consegui estar com a categoria novamente, num sábado de competição com a pista seca, conquistando um 4º e um 2º lugar. Infelizmente a falta de patrocínios impede que minha participação nas etapas seja mais frequente. Gostaria de estar presente mensalmente nas pistas participando da temporada inteira. Creio que teria sinceras chances de brigar pelo título se participasse de um ano inteiro na categoria, mas para isso preciso de empresas parceiras comigo no projeto.

Como está sendo seu ritmo de treinos?

Claudio - Permaneço sempre vigilante em relação aos meus reflexos, peso e saúde. Evito bebidas alcoólicas (raramente as consumo), e mantenho um ritmo de treinos caseiros que me permitam participar das competições em alto nível, mesmo treinando em casa.


Claudio Taborda - Foto: Júlio D' Paula


Como está sendo o restante da temporada 2021?

Claudio - Infelizmente não tenho muitas perspectivas para o restante do ano, justamente por conta da falta de parceiros no momento. Creio que talvez seja possível realizar mais uma etapa antes do final do ano. Sendo otimista, duas. Mas, ciente do momento e conhecendo a dificuldade que é conseguir novos patrocinadores, imagino que já esteja na hora de começar a buscar as parcerias para a temporada de 2022.

Tem datas para as próximas corridas?

Claudio - Provavelmente participarei da etapa de novembro e – contando com alguma(s) parceria(s) que possa(m) surgir, podemos estar na de dezembro também. Mas, ainda são conjecturas que dependem essencialmente do ingresso de novos parceiros no projeto.

Claudio Taborda competindo em Interlagos 2021
Foto: Everton Eifert


Empresas, comércios, para quem desejar patrocinar o piloto Claudio Taborda, pode entrar em contato com ele:

Instagram do piloto: https://www.instagram.com/taborda_oficial/

Celular: 15 99137 7094 

Boa sorte, Claudio Taborda!

Abaixo: Fotos do piloto de Cerquilho, Claudio Taborda, competindo.

Claudio Taborda no pódio 1º lugar - Interlagos 2021
Foto: @Eves_foto

Claudio Taborda competindo em Interlagos 2021
Foto: Everton Eifert



Claudio Taborda competindo em Interlagos 2021
Foto: Everton Eifert



Claudio Taborda competindo em Interlagos 2021
Foto: Everton Eifert




Curta a Fanpage do site Cerquilho Esportes                       

                 

CLIQUE> https://www.facebook.com/CerquilhoEsportes

 







 

1 comentários:

  1. Uma honra estar por aqui novamente...
    Obrigado pelo carinho de sempre nas entrevistas e pelo espaço de exposição... Como já disse, na próxima, conto com vocês vendo tudo de pertinho, lá na pista.... Abraços!!!

Postar um comentário